Tempo de leitura: menos de 1 minuto
A falta de sono é um dos problemas que mais comprometem a qualidade de vida. Atrapalha na produtividade, provoca mau humor e falta de concentração. Quer descobrir como acabar com a insônia? Aprenda como neste artigo.
Não deixe que esse transtorno do sono seja inimigo de uma noite relaxante. Confira o que fazer e o que evitar para ficar livre da insônia.
Entenda o que é insônia
Para acabar com esse mal é preciso que se entenda o que é insônia. De um modo geral, ela é um distúrbio do sono que pode ser provocado por causas diversas. Entre elas podem ser citadas: estresse, estilo de vida conturbado, estar sempre em viagens, hábitos noturnos prejudiciais, entre outros.
Inclusive, a insônia crônica é uma doença e está definida no CID-10 pelo código G47.0 (Desordens de início de manutenção do sono) e pelo código F51.0 (Insônia não orgânica).
Invista em práticas saudáveis
Para acabar com a insônia é preciso melhorar sua rotina. Práticas simples podem ser tudo que é preciso para resolver de uma vez por todas essa dificuldade com o sono. Invista nessas dicas:
- Mantenha o quarto escuro;
- Durma em um ambiente silencioso;
- Não utilize aparelhos eletrônicos depois das 22 horas;
- Leia antes de dormir;
- Beba leite morno antes de ir para a cama;
- Faça exercícios de relaxamento ao deitar;
- Tenha um colchão confortável;
- Faça apenas refeições leves à noite;
- Tenha cores tranquilizantes no quarto, como o azul;
- Utilize suplementos naturais que ajudam no sono.
Com essas atitudes simples é possível acabar com a insônia sem precisar de remédios controlados que acabam prejudicando o organismo.
Evite alimentos que podem causar insônia
Determinados alimentos podem agir estimulando o sistema nervoso central e, por consequência, dificultarem o sono. Evite esses alimentos próximo da hora de dormir:
- Açaí;
- Refrigerante com cola;
- Café;
- Chá mate;
- Chá preto;
- Chá verde;
- Chocolate (a menos que seja o amargo);
- Gengibre;
- Pimenta;
- Guaraná.
Esses alimentos devem ficar fora da dieta a partir das 16 horas. Dessa maneira, quando estiver perto do horário de dormir, nenhuma substância estimulante está influenciando na química do organismo.
Sabendo o que fazer e o que deve ser evitado, acabar com a insônia fica a apenas um passo de distância. Pratique essas dicas e tenha uma boa noite.
Gostou do artigo? Comente o que costuma fazer para dormir melhor.