Acabar com a insônia? Aprenda como!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A falta de sono é um dos problemas que mais comprometem a qualidade de vida. Atrapalha na produtividade, provoca mau humor e falta de concentração. Quer descobrir como acabar com a insônia? Aprenda como neste artigo.

Não deixe que esse transtorno do sono seja inimigo de uma noite relaxante. Confira o que fazer e o que evitar para ficar livre da insônia.

Entenda o que é insônia

Para acabar com esse mal é preciso que se entenda o que é insônia. De um modo geral, ela é um distúrbio do sono que pode ser provocado por causas diversas. Entre elas podem ser citadas: estresse, estilo de vida conturbado, estar sempre em viagens, hábitos noturnos prejudiciais, entre outros.

Inclusive, a insônia crônica é uma doença e está definida no CID-10 pelo código G47.0 (Desordens de início de manutenção do sono) e pelo código F51.0 (Insônia não orgânica).

Invista em práticas saudáveis

Para acabar com a insônia é preciso melhorar sua rotina. Práticas simples podem ser tudo que é preciso para resolver de uma vez por todas essa dificuldade com o sono. Invista nessas dicas:

  1. Mantenha o quarto escuro;
  2. Durma em um ambiente silencioso;
  3. Não utilize aparelhos eletrônicos depois das 22 horas;
  4. Leia antes de dormir;
  5. Beba leite morno antes de ir para a cama;
  6. Faça exercícios de relaxamento ao deitar;
  7. Tenha um colchão confortável;
  8. Faça apenas refeições leves à noite;
  9. Tenha cores tranquilizantes no quarto, como o azul;
  10. Utilize suplementos naturais que ajudam no sono.

Com essas atitudes simples é possível acabar com a insônia sem precisar de remédios controlados que acabam prejudicando o organismo.

Evite alimentos que podem causar insônia

Determinados alimentos podem agir estimulando o sistema nervoso central e, por consequência, dificultarem o sono. Evite esses alimentos próximo da hora de dormir:

  1. Açaí;
  2. Refrigerante com cola;
  3. Café;
  4. Chá mate;
  5. Chá preto;
  6. Chá verde;
  7. Chocolate (a menos que seja o amargo);
  8. Gengibre;
  9. Pimenta;
  10. Guaraná.

 

Esses alimentos devem ficar fora da dieta a partir das 16 horas. Dessa maneira, quando estiver perto do horário de dormir, nenhuma substância estimulante está influenciando na química do organismo.

Sabendo o que fazer e o que deve ser evitado, acabar com a insônia fica a apenas um passo de distância. Pratique essas dicas e tenha uma boa noite.

Gostou do artigo? Comente o que costuma fazer para dormir melhor.

Sobre Amigos do Volei

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *