Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Os esportes radicais são aqueles que têm alto risco, elevado grau de dificuldade e leva a uma superação física. Devido à adrenalina liberada com a prática muitos atletas buscam cada vez mais essa sensação de bem-estar. Porém é sempre importante saber quais são os riscos e benefícios de um esporte radical.
Então, antes de decidir se começará sua prática, tenha consciência de todos os lados. Dessa forma, poderá escolher a melhor opção como atividade física.
Quais são os riscos e benefícios de um esporte radical?
Fazer exercícios é sempre algo positivo para o corpo. Contudo, os esportes radicais exigem muito mais preparo mental e físico. Por isso, é fundamental entender quais são as vantagens e perigos ao começar uma prática radical.
Benefícios dos esportes radicais
Seja para qual idade, os esportes radicais trazem muitos benefícios. Confira quais são.
1. Melhora as capacidades cognitivas
Ao ser colocado diante de situações extremas, o cérebro precisa pensar rápido e ter os melhores reflexos. Além disso, é necessário ter muito mais concentração e memorizar as trilhas realizadas.
2. Oferece a sensação de bem-estar
Um esporte radical é uma ótima forma para acabar com estresse. Durante as atividades são liberados hormônios essenciais para a felicidade, como a serotonina e a adrenalina.
3. Desenvolve o condicionamento físico
Uma prática de alto impacto ajuda a tonificar os músculos, além de trabalhar força e resistência. Outra vantagem para a saúde é a ampliação da capacidade cardiovascular. Assim, o esportista consegue um corpo mais ativo e saudável.
4. Aumenta a autoconfiança
Ao passar por momentos intensos e sair da sua rotina, o esporte radical permite um aumento da autoestima, da autoconfiança e melhora do humor. Quando o praticante percebe que venceu mais um desafio é mais fácil acreditar em seu potencial, tanto nos esportes quanto na vida.
Riscos dos esportes radicais
Porém, nem tudo é perfeito em uma prática radical. Conheça os perigos dessa modalidade esportiva.
1. Tem grande incidência de ferimentos
Por estar em contato direto com áreas e situações arriscadas, há mais chances de ocorrer um ferimento ou lesões. Logo, é essencial fazer os esportes com um equipamento de segurança adequado e junto com o guia ou professor.
2. Pode levar a amputações
Outra hipótese que deve ser levada em conta ao comparar os riscos e benefícios de um esporte radical é a possibilidade de amputações. Ao cair, desequilibrar ou desmontar o equipamento, o atleta pode fraturar seriamente algum membro do corpo.
3. Apresenta alta taxa de mortalidade
Como a pessoa é exposta a momentos em que é necessário contar com sua força, há um alto índice de mortalidade. Além da resiliência física, um esporte radical também precisa da resistência emocional, o que pode falhar em momentos mais arriscados.
4. Pede a compra de equipamentos caros
Dependendo da prática escolhida há chances de ter um investimento grande em equipamentos. Por exemplo, um paraquedas para parapente pode custar em torno de R$6.000.
Agora que já foram explorados os riscos e benefícios de um esporte radical, é a hora de escolher se essa modalidade é ou não para você. Lembre-se que existem atividades de vários níveis de intensidade, indo de uma trilha leve até mesmo ao bungee jumping. Opte pelo que combinar mais com a sua personalidade.
O que achou do artigo? Deixe nos comentários sua experiência com esportes radicais. Compartilhe suas histórias caso tenha algo épico para contar.