Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Está pensando em começar uma vida mais ativa, mas não sabe qual a frequência ideal para praticar esportes? Confira hoje o recomendado pela Organização Mundial de Saúde e melhore sua saúde.
O esporte faz bem para todo o corpo, além de melhorar o humor e oferecer mais autoestima para os seus praticantes. Então, apenas há vantagens em começar uma prática esportiva. Confira mais sobre quantas horas deve praticar por semana e quais precauções devem ser tomadas.
O que saber antes de começar a praticar esportes?
Antes de começar qualquer esporte, mesmo que de baixa intensidade, é preciso tomar alguns cuidados. Estar atento para tirar o melhor proveito do treino não é um exagero, mas sim uma questão de para garantir sua qualidade de vida.
Por isso, a primeira etapa antes de começar um esporte é estudar sobre ele. Veja sites, blogs, vídeos e depoimentos de pessoa que costumam fazer essa prática. Anote as maiores dificuldades e quais são os benefícios que elas observaram.
Então, após avaliar quais esportes deseja começar, apresente as opções para o seu clínico geral. Ele solicitará os exames de rotina para verificar se tudo está correto com seu coração, pulmões, ossos e musculatura. Assim, não terá riscos de lesões por falta de condicionamento físico.
Por fim, após saber quais esportes seu médico recomenda, converse com o preparador físico ou treinador. Ele indicará a melhor forma para começar seus treinos. Porém, saiba que todos os esportes apresentam uma progressão natural.
Ou seja, antes de correr, é preciso caminhar, depois intercalar entre caminhada e corrida, para só então passar todo o treino correndo. Não tenha pressa e respeite o seu corpo.
Qual a frequência ideal para praticar esportes?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a frequência de 2h30 de prática esportiva por semana. Isso equivale à meia-hora de atividade moderada de segunda a sexta-feira.
Porém, o órgão não recomenda que se tente compensar as horas em apenas um final de semana. Esse hábito não ajuda a ser mais saudável, pelo contrário, sobrecarrega o corpo e pode levar a lesões sérias e até mesmo a um infarto.
Já em questões de dias, é interessante praticar, no mínimo, duas vezes na semana. Contudo sem ultrapassar 1 hora de treino. Depois desse período o corpo começa a liberar cortisol, o hormônio do estresse, o que é prejudicial para o organismo.
Além disso, busque intercalar os esportes para trabalhar partes diferentes do corpo. Logo, se realizou uma prática que trabalha mais com as pernas, como a bicicleta, no dia seguinte faça uma partida de vôlei ou handebol, para trabalhar mais os membros superiores.
A intensidade do esporte interfere na frequência do treino?
A intensidade da prática interfere diretamente na quantidade de treinos por semana. Quanto maior a intensidade de um esporte, mais duradouro deve ser o tempo de recuperação.
Para quem não tem o hábito de fazer um exercício de alto impacto, o recomendado é começar com uma frequência baixa e aumentar conforme seu próprio desenvolvimento.
Assim, o atleta não corre o risco de lesionar algum membro forçando sua capacidade além do que está preparado.
Agora que já sabe qual a frequência ideal para praticar esportes, não fique em casa sem movimentar o corpo. Escolha sua prática favorita e comece já os seus treinos esportivos. Além de saudável, também é uma forma para aliviar o nervosismo do dia a dia.
Já decidiu qual esporte prefere praticar? Deixe nos comentários como é a frequência do seu treino e veja se é parecida com a dos outros leitores.